segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A doença silenciosa: Depressão.

Precisamos falar sobre a depressão, precisamos saber seus sintomas e como tratá-la, aprender a identificar esse mal que está a nossa volta.

Já ouvi muitas vezes comentários do tipo "depressão é doença de gente rica", "depressão é coisa de quem não tem o que fazer". "depressão é drama", "depressão é coisa de menininha adolescente". Os estereótipos que colocam em uma pessoa depressiva vai tão além que seria impossível transcrever as humilhações e chacotas aqui sem derrubar lágrimas.

Essa doença silenciosa chega de fininho e, quando nos damos conta, ela já nos tomou. Você se afasta, se torna só, se sente mal e inferior, não tem vontade de viver, quer que termine tudo, não tem coragem de enfrentar pessoas e/ou problemas ou situações. A depressão é o limite da nossa força.pois, ao contrário do que pensam por aí, tem que ter muita coragem para cogitar acabar com a própria vida.  É claro que nem todo depressivo é suicida, mas todo suicida é depressivo ou tem algum transtorno mental e, não entenda transtorno com problema mental. Se você sofre de TOC ou é viciado em redes sociais, por exemplo, isso já faz de você mais um integrante da porcentagem gigantesca de pessoas com transtornos.

A depressão pode se manisfestar de maneiras diferentes e contraditórias, como por exemplo, há pessoas que perdem o apetite e outras que passam a comer compulsivamente; pessoas que não conseguem dormir ou aquelas que começam a dormir mais e mais. A pessoa pode se tornar agressiva, com baixa estima, inquieta ou até "parada" de mais. Sente-se culpada, como se precisasse ser punida,

 Sentir-se triste, deprimido por alguns dias é puro estado de espírito; a tristeza é um sentimento. Precisamos tomar cuidado quando ela demora para ir embora e você não tem forças, por mais que tente. de sair daquela situação. Sente-se parte daquilo e até gosta. Vem o desespero, choros contantes, dores de cabeça, corpo, tensões e nenhum remédio alivia.

É importante pedir ajuda! Ninguém é de ferro e a depressão atinge qualquer pessoa, independente do credo, status social. raça. É importante lembrar que é uma doença e que pode levar a pessoa mais forte para o buraco, em questão de tempo. Depressão não atinge pessoas fracas. Depressão acontece com quem já não aguenta mais ser forte. Todo mundo desaba uma hora, precisamos de colo, carinho, atenção, diálogo. 

E se você percebeu que tem alguém de seu convívio que mudou de atitude de repente, ajude-o! A depressão mata sim! Vamos fazer uma corrente do bem, vamos conversar mais com nossa família, dar mais atenção para aquele amigo que sempre ta ali contigo, não importa o que aconteça. Não vamos deixar de conscientizar depois que acabar o "Setembro Amarelo". Não deixe de passar a diante informações sobre a depressão, elas podem salvar vidas!

E como a campanha manda, eu estou de ouvido e peito aberto para todos que precisam de um ombro, uma conversa.




Acompanhe nas redes sociais <3
Snapchat: kaenastahl
Instagram: kaenastahl
Textos no Portal O Segredo



Nenhum comentário:

Postar um comentário