quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Polêmica do dia: Cotas.

Essa semana me deparei com uma imagem no Facebook que me deixou pensativa; uma pintura de quatro a cinco (não me lembro ao certo) negros. Dois ao centro, escravos; maltrapilhos, renegados. Os das pontas, negros iguais, vestidos e com cordas e chicotes nas mãos. Não que eu seja uma pessoa que goste muito de história, embora seja preciso estudá-la para não tornar-se uma pessoa de ideias vazias, procurei saber do que se tratava. Escravos e "caçadores de escravos". Logo a baixo da pintura havia a seguinte frase: "Você é descendente de negros escravos ou de negros que caçavam escravos? Você é descendente de brancos que não tinham escravos, a grande maioria por sinal, pois um escravo custava muito dinheiro, ou de brancos que tinham escravos?" Já parou pra pensar que, nesse nosso país a miscigenação é tão grande e forte que você jamais saberia sem uma pesquisa bem profunda de onde tu veio?

Cota racial, hipocrisia gritante. Cota de gênero, outra idiotice. A única coisa que nos impede de nos dedicar mais é a falta de recursos e mesmo assim, tem gente que faz milagres! Então quer dizer que todo negro é pobre e favelado? Que eu saiba tem muita gente branca que mora na favela ou até mesmo nas ruas e nem por isso há uma cota para essas pessoas. É justo? Não é!

Quais são as pessoas que mais tem chances de ter uma oportunidade de estudo de qualidade? Pessoas que tem uma condição financeira melhor. Escolas particulares, cursos extensivos e toda preparação necessária. Então, você acha que o sistema de cotas é necessariamente justo? Eu não acho.

As cotas foram criadas para dar oportunidades a quem geralmente, não tem as mesmas oportunidades. Vendo por esse lado, as cotas deveriam ser para pessoas com poucas condições de manter seus estudos, comprovadamente. É simples. É o que precisamos! Parar de dramatizar pessoas por sua cor e dar oportunidades a todos! 

KAENA STAHL 



Siga nas redes sociais <3
Snapchat: kaenastahl
Instagram: kaenastahl
Twitter: @kaena_stahl
Contato: kaenastahl@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário