quarta-feira, 9 de março de 2016

Me perguntaram o que eu acho sobre ...

O FEMINISMO

Não condeno e nem acho feio uma mulher lutar pelos seus direitos, pelo contrário; é uma luta de todas nós, mulheres. mas, diga-se de passagem, direito de ser iguais perante a lei, perante o trabalho, perante as obrigações, perante as decisões, perante a tudo. 

O que eu vejo de errado, aliás, de muito errado, por aí, é muitas "meninas" mimadas querendo ser melhor que o sexo oposto. Quem é melhor do que alguém? Ninguém. Sinceramente? Mulheres que saem nuas, exibindo axilas cabeludas, queimam peças íntimas em pleno publico, pra mim, não estão lutando por uma causa. Na verdade, faltou um pouco de limites dos pais quando eram crianças.

Pra mim, uma mulher feminista e que luta pelos seus direitos, são aquelas que não se importam em seguir as regras impostas da sociedade; casar e ter filhos, ser dona do lar. É aquela que criam seus filhos sozinhas e mesmos assim não enche o saco dos outros e nem ficam mamando nas teta do governo. É aquela mulher que acorda cedo para ir trabalhar, depois vai estudar, chega depois das 23 horas em casa e ainda vai se arrumar para ver o seu companheiro. Pra mim, é aquela mulher fala o que sente, exige quando está certa, ouve quando está em dúvida e pede desculpa quando está errada. 

Para lutar pelos mesmos direitos não precisa sair marchando nas ruas nuas ou fazendo protestos quebrando tudo. Seja inteligente, até porque, nenhum tipo de protesto, quando sai dos limites do diálogo e respeito, merece ouvidos. Mulher é um ser tão fascinante, porque não usar a nossa destreza para mostrar ao mundo quem somos?

Rebeldia? Deixa para as adolescentes, não é mesmo? 

Esses dias eu vi uma matéria em um jornal famoso, dominical, que mostrava meninas de 16 a 20 anos que estavam à frente de movimentos estudantis que organizavam protestos, e dessa vez era o protesto, mais uma vez, contra o aumento da tarifa de ônibus, que ocorreu em vários estados. A jornalista que fez a reportagem encheu a boca pra falar que aquelas meninas eram guerreiras e representavam a nossa geração.

Pera lá, uma menina de 16 anos que falava é "nóis mano", em plena rede nacional, horário nobre, para defender uma ideia de que, aumento de não sei quantos centavos era ruim, segurando um iphone 6 na mão, não, ela não me representa e tão pouco será a imagem espelho de minha geração. Pelo menos para as mulheres inteligentes.

Eu posso ser o que quiser, eu posso fazer o que bem entender, mas, não é por isso que vou me julgar melhor do que ninguém. O que sei é que, quanto mais eu estudo, mais conhecimento tenho, quanto mais leio, mais cultura adquiro, quanto mais pessoas eu converso, mais vida acrescento em mim.

Educação e respeito vem de berço. Aprendam, meninas lutadoras. Não adianta sair por aí exigindo uma coisa que nem você se dá. Direito de usar shortinho na escola? Ok, na época de calor, eu acho justo a mulher ter o direito de usar um shorts, mas um shorts de medida, e não um que não cubra a própria bunda. Escola é lugar de aprender, e não de ficar disputando pernas. Direito de andar de roupas curtas, andar sozinha e outros blá blá blá, sim, desde que haja respeito, e não safadeza. 

E que venham os mimimi, mas, uma pessoa que exige respeito, mas não sabe se dar valor, pode parar por aí mesmo, guarda a língua. Seja inteligente, pessoas. Não criaturas rebeldes, que se acham melhor porque sangra e dá a luz. 

Pelo amor ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário