terça-feira, 12 de abril de 2016

As cinco bases da felicidade

Não sei qual a crença religiosa de vocês, eu, particularmente, acredito em Deus, mas de uma forma diferente, e já até escrevi um texto sobre isso aqui no blog. Não frequento, atualmente, nenhuma igreja, porém, minha crença é fundamentada com base em tudo que aprendi em cada uma em que passei. Hoje em dia, minha fé se resume em ter muitas conversas particulares com Deus, eu e Ele e faço estudos da Bíblia, aos sábados, com um adventista. 

Neste sábado que se passou, ele me disse uma coisa interessante. Que uma professora disse uma vez, em uma reunião de sua igreja, que haviam cinco princípios básicos para a felicidade:

1 - Estar em paz com a sua família e as pessoas que o rodeiam;
2 - Ter um trabalho que te dê a capacidade de viver dignamente;
3 - Ter um hobby;
4 - Não abrir mão do lazer;
5 - Estar em paz com seu lado espiritual.

Eu escutei isso e fiquei pensando, pensando e, definitivamente, não tem mais o que colocar na lista. Era uma receita! Eu, que sempre fui a favor da ideia de que felicidade não tem fórmula secreta, achei os princípios básicos para se ter uma vida harmoniosa.

Estar em paz com sua família e amigos é certeza óbvia de felicidade, não é mesmo? Quem vive triste ou brigando com as pessoas em sua volta, não tem paz, não tem harmonia e, por sua vez, momentos de felicidade. Dinheiro não traz felicidade, mas paga tuas contas e tua comida, não é mesmo? Hoje em dia, quem manda no mundo é o dinheiro, infelizmente, então, nada mais justo do que todos termos um trabalho para viver dignamente e, esse, é mais um ponto de felicidade. Quem não gosta de sair para comer fora nos finais de semana? Comprar uma roupa nova? Presentear seu amor? 

Agora, outra questão. Hobby é diferente de lazer. Lazer é quando você sai para ir a um cinema, vai a uma praia, comer fora, etc. Hobby é o que você gosta de fazer. Por exemplo, meus hobbys são: motos, livros e escrever. Não podemos abrir mão desses dois, pois nos mantém vivos, entende? Tem gente que apenas sobrevive, trabalha demais, dias a fim, e não tem um momento se quer para esfriar a cabeça e repor suas energias. Todos precisamos disso! 

E por último e talvez o mais importante, sua fé! Em que você acredita? Pra mim não importa, o que importa é que você esteja de bem com aquilo que você crê. Nossa fé é o que nos impulsiona, nos faz mover montanhas, acordar todos os dias. E se você não acredita em nada, ateu ou agnóstico, se você tem a certeza de que isso é a tua verdade, ótimo! Esteja em paz com aquilo que tu acredita. É simples.

Revisei minha vida e minhas ações e estou tentando me encaixar 100% nesses cinco princípios e olha, cá entre nós, minha vida está tão serena, nada do que faço é um fardo, faço tudo sorrindo e com amor. Vendo as melhoras significativas em mim, não tinha porque eu não compartilhar com vocês esses cincos princípios.

Coloque em prática e veja como sua vida irá ser mais serena, mais leve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário