quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Pensamentos soltos.

Gosto de assistir noticiários. Gosto de saber o que está acontecendo no mundo. Mas hoje me deparei com uma notícia tão escrota e estúpida que me deu náuseas.
Quando saímos do ensino médio todos esperam que passemos em alguma faculdade importante e, claro, vem a cobrança do curso escolhido. É um rito de passagem da adolescência à vida adulta. Bem, pelo menos era antigamente. Hoje só vejo babacas nas faculdades. Enfim ...
A notícia que me deparei hoje foi sobre uma cartilha de orientação aos calouros em um curso de engenharia, mas agora não me recordo da instituição. Entre coisas abusivas como "calouros não tem direito a declamar e sim servir os veteranos" e pior ainda "beba como se não houvesse amanhã, mesmo que você tenha prova no dia seguinte" e outras extremamente machista como "não existe mulher feia, alguma coisa da pra se aproveitar" eu li a seguinte frase na cartilha: "e se vocês se perguntam o porque estamos aqui, é simples. Para ter direito a uma cela especial depois de uma briga de bar".
Não vou nem discutir sobre os outros argumentos, porque é algo que sempre está em pauta. Mas olha o teor disso. Olha o peso dessas palavras ... CELA ESPECIAL BRIGA DE BAR. Cara ...
Esses são os profissionais que as faculdades estão formando? Será que você daria um cargo de confiança para uma pessoa que pense dessa forma?
Infelizmente, quando vamos empregar alguém, não nos atentamos a esses detalhes, mas é crucial, não é mesmo? Jovens fazem uma faculdade, hoje em dia, motivados pelas festas regadas a álcool e orgias sexuais. Não são todos, não são em todos lugares, mas é a realidade.
Eu fico muito triste em ver nossos jovens, nossos futuros profissionais agindo dessa forma. Estamos entregando nosso futuro a eles, futuros médicos, advogados, engenheiros, pedagogos ... É de querer sentar e chorar sem parar.
Não da para deixar de ter medo cada vez que sua vida depende de um profissional jovem. Pois sabemos que é inexperiente e ainda sabemos, bem lá no fundo, que ele não está preparado, pois nosso ensino é falho, desde o fundamental até o superior, a pós, o MBA, e por aí vai...
Nosso ensino é uma máquina de produzir repetidores de informações e não sonhadores. Nosso ensino produz jovens estressados, irritadiços, incapazes dr tomarem decisões por si só.

Eu não quero uma pátria de repetidores de informações. Papagaio bem treinado já faz isso.

Onde é que começamos a errar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário