segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resenha livro Esmeralda, de Zibia Gasparetto.


Um pouco sobre Zibia Gasparetto

Um dos grandes clássicos da literatura espiritualista, Esmeralda tem fascinado leitores há mais de 20 anos e tem cerca de 420 mil exemplares vendidos. Esmeralda é um dos grandes sucessos da carreira de Zibia.
Com mais de quarenta livros publicados, entre crônicas, romances e livros de pensamentos, Zibia Gasparetto cativa leitores todos os dias, contribuindo para o fortalecimento da literatura espiritualista no mercado editorial e para a difusão da espiritualidade.
Zibia é natural de Campinas, interior de São Paulo, começou a psicografar quando ela e o marido estudavam os livros de Allan Kardec, em especial O Livro dos Espíritos. Colocados lápis e papel à sua frente, começou a escrever, receber contos, mensagens de orientação, historias e, assim, os romances começaram a fluir.  Zibia, no auge dos seus anos, escreve até três romances ao mesmo tempo, ditados por Lucius.

Resenha.

A historia de Esmeralda acontece na Espanha, por volta de 1812 em diante. A historia começa em Valença, com Carlos, personagem central, se esbaldando na festa de ação de graças, em meio a praça. Muito vinho, castanhas na brasa, biscoitos rosqueados.  Querendo dançar, aproxima-se da cigana sedutora, nossa personagem principal. Dançam a noite toda e se amam ate o nascer do dia.
Carlos, fidalgo, filho de senhores de posses. Esmeralda, cigana, filha de ninguém, tempestuosa e geniosa.
Carlos não revela a Esmeralda que e um rapaz de posses e foge para encontrá-la em Madri. E aí começa a verdadeira historia.
O livro contém um enredo rico de cultura, é possível aprender muito sobre a própria doutrina espírita kardecista, sobre os costumes da época, sobre os ciganos. Honra, respeito, família, casamento arranjado, ambição, traição, orgulho são temas tratados nesse romance épico. No livro também há histórias menores, como a da mãe de Carlos, briga entre pai de Carlos e seu irmão.
Esmeralda é um livro de leitura fácil e quem não é familiarizado com a doutrina não vai ter dificuldade nenhuma, até porque o livro discorre bem o enredo mais a religião.

Minha nota pessoal:

Zibia é uma querida para mim, quando eu iniciei meus estudos sobre essa doutrina, foi os livros dela que me indicaram, justamente por serem livros cheios de mensagens fortes dentro de um contexto simples e emocionante. O livro Esmeralda, tem pra mim, um valor emocional pessoal, e ele é meu livro preferido. Trama cheia de reviravoltas, muito romance, amores impossíveis, épico, lutas, guerras e, claro, um final surpreendente.
Totalmente indico, esse é um de meus livros de cabeceira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário